Descaso com a malha ferroviária gaúcha é tema de audiência pública em Santo Ângelo

Com o intuito de reacender o debate sobre a situação atual e o futuro da malha ferroviária do Rio Grande do Sul, será realizada em Santo Ângelo, no próximo dia 04 de agosto, sexta-feira, uma audiência pública com os principais atores dessa temática. O debate, proposto pelo deputado estadual Edu Olivera, inicia às 18h30m, na Câmara Municipal de Vereadores de Santo Ângelo.

Deputado estadual Edu Olivera, e Ivan Bertuol, representante da Secretaria Estadual dos Transportes, durante a audiência pública organizada pelo parlamentar para debater o futuro das ferrovias gaúchas. 

O parlamentar que já havia organizado uma audiência pública sobre as ferrovias, na Assembleia Legislativa, no dia 28 de junho, escolheu a região das missões para sediar o primeiro evento fora da capital para debater o tema. Conforme Edu Olivera, esta será apenas a primeira de uma série de audiências já pré-agendadas por diversos municípios do Estado, que contará com a presença de autoridades responsáveis e especialistas no assunto.


FERROVIAS


Dos 28 mil Km de estradas de ferro entregues pela União à iniciativa privada, cerca de 16 mil Km estão abandonados, gerando prejuízo público estimado de R$ 40 bilhões. Reportagens de jornais gaúchos evidenciaram que o transporte de cargas nas ferrovias gaúchas recuou 43% em cinco anos.
Ainda assim o presidente Michel Temer sancionou no início do mês a lei que possibilita a prorrogação de contratos de exploração por parte de empresas operadoras de rodovias, ferrovias e aeroportos. Assim abre-se uma janela para que a languida Agência Nacional de Transportes Terrestres mantenha a RUMO ALL - empresa que detém a concessão - por mais três décadas no comando da malha ferroviária gaúcha
A criação de uma Companhia Gaúcha de Ferrovias, mantida por parcerias público-privadas (PPPs), é a proposta do deputado para reativar o sistema ferroviário no Estado do Rio Grande do Sul, que foi abandonado pela atual concessionária Rumo ALL.

DEBATE

 Debater a situação das ferrovias é o objetivo central da audiência em Santo Ângelo que contará com a presença de representantes da RUMO AAL, do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no RS (Sindifergs), do Tribunal de Contas da União do RS, além de especialistas e técnicos das áreas do transporte e da logística. “Vi de perto a dilapidação de trechos que cobrem importantes municípios pelo Estado, por isso queremos instigar os gaúchos a debater o tema. Trata-se de patrimônio público e do desenvolvimento de nosso Estado. Vamos pressionar a Rumo ALL. Ou a empresa garante o que precisamos para o bem funcionamento das ferrovias ou trabalharemos insistentemente para que essa renovação de concessão não aconteça”, finaliza Edu Olivera.

Comentários